Gato Coió e as histórias de super heróis

Posted by   on

Nas tirinhas do Gato Coió, a maioria das situações mostradas nos roteiros se passam no mundo real, com assuntos da atualidade ou típicos do convívio social. Até o momento, não foram criados personagens com super poderes ou habilidades místicas. Apesar de existirem algumas tentativas de tiras com uma versão "super" do Gato Coió, mas que são basicamente sátiras de situações vividas por personagens heróicos.


Esta foi a primeira tira da versão "super" do Coió, de 2004. Ele não tinha inimigos!!

 A segunda tira, também de 2004, brinca com o mito dos heróis enquanto "celebridade instantânea".

Apesar de ser fã incondicional de quadrinhos de super heróis, a criadora do Coió, Gisele Henriques, não demonstra interesse em escrever tramas do gênero. Sobre a inclusão desse tipo de personagens nas tiras, ela escreve:

"Já temos super heróis demais. É hora de priorizar as pessoas comuns, com suas histórias de superação ou mesmo de estagnação. Todos estamos lutando de alguma forma: estar vivo é a luta para sobreviver, e é esta luta que nos faz heróis. Não com roupas e armas vistosas. Mas lutar com o que temos. Nossos super poderes são as habilidades que desenvolvemos, o que aprendemos, a força interior que usamos pra sair de situações complicadas. Não é que eu não acredite nos heróis. Acredito até demais; só acho que os heróis somos todos nós. Por isso não quero criar um novo super mito. Quero apenas contar a história dos meus mitos, do jeito mais simples. Heróis que não precisam se esconder atrás de algo, como uma roupa ou uma arma. Mas é capaz de todo tipo de ato para buscar ser feliz; que erram e acertam nesse processo e sabem lidar com todos os sentimentos envolvidos; seres comuns que apenas vivem, intensamente; porque o mundo real já é mágico o suficiente".   

Gisele Henriques participou do podcast TricotandoCast, sobre Super Heróis. Ouça a participação completa aqui.

Visite o Pop Notícias, para as novidades da Cultura Pop - www.giselehenriques.com
Receba nossa Newsletter