Bonecos da Turma do Coió chamam a atenção por onde passam

Posted by   on

Em abril de 2016, um projeto que havia iniciado a algum tempo expandiu e tomou uma nova forma: seis novas esculturas dos representantes felinos da turma do Gato Coió, foram produzidas, cada uma com cerca de 50 centímetros de altura. Concebidas para uso em exposições e eventos, além de serem um referencial físico para estudos de perspectiva tridimensional para os desenhos dos quadrinhos, tornaram os personagem mais "reais".


As obras são retratos detalhados do protagonista das tirinhas e de seus coadjuvantes, com suas particularidades: Coió, Lalá, Lelek, Branca, Preto e Trollinho possuem formato físico semelhante, porém cada um tem um padrão de cor e detalhes próprios, que os fazem distinguir-se facilmente entre si. Segundo Gisele Henriques "a transição dos personagens do desenho para as esculturas é um desafio e tanto, pois a turma do Coió parece ter formas relativamente simples, mas que possuem muitos detalhes, que devem ser analisados com atenção para a recriação".


Quem assina o trabalho de modelagem é o artista cametaense Sidivan Teles, que possui um vasto currículo em criação de esculturas e cenários para eventos, sendo uma referência na cidade. Em 2015 Sidivan realizou a primeira escultura do Coió, após analisar algumas ilustrações e os conceitos do personagem. Com a experiência bem sucedida, encarou o novo desafio de eternizar os gatos em "formas realistas": as figuras possuem a altura que os gatos teriam se existissem no mundo "real". 


 Mesa do Artist Alley do Amazônia Comicon 2016, em Belém - PA.

Visite o Pop Notícias, para as novidades da Cultura Pop - www.giselehenriques.com
Receba nossa Newsletter